sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Recordações


Rafael Caruso, grande amigo meu, me deu hoje alguns presentes. Livros e recortes de revistas e jornais que ele, sujeito organizado e estudioso, estava guardando há muito tempo. Coisas que me interessam, sobre os mais variados assuntos, esquecidas, que voltam ao presente graças à dedicação desse bom camarada.


No meio dos recortes de notícias, um me prende a atenção por tratar de um acontecimento bastante pitoresco que sem custo voltou imediatamente à memória. Hoje o fato é mais uma curiosidade política que importa pelas figuras conhecidas envolvidas. As mesmas que vêm assombrando o carioca desde aquele tempo.


Notícia do Jornal do Brasil de 18 de novembro de 1996. Bons tempos aqueles. Tinha vinte anos. Lembro de ter achado muito correta a atitude da molecada. Agora podem acreditar em mim quando digo que essa cidade já foi um lugar bem mais divertido e que o carioca nem sempre foi esse troço apático que é hoje.


Fiz algumas marcações no texto. Trechos ótimos! Destaquei a parte do “Trem bala” (hahahahahahahahahahahahahahaha) e algumas outras para mostrar os personagens patéticos (ainda os mesmos) e suas posturas patéticas (ainda as mesmas). Alguns poderão pensar que o grito de “fora daqui velho decrépito” foi dado por mim. Mas não. Não estava lá na ocasião. Caso contrário, provavelmente teria gritado exatamente isso. Fica aqui meus parabéns para os anônimos do grito.


O episódio teve na época repercussão no meio cultural carioca. Tenho que clarear um pouco a memória, pesquisar em outros lugares, procurar outras notícias. Mas pode ter sido um dos acontecimentos que contribuíram para acelerar as mudanças pelas quais passou o Circo Voador, transformando-o no que ele é hoje.


Com o passar do tempo Conde só piorou. Está uma figura caquética, de dar pena. Já falei sobre isso no meu outro blog. Tá na hora de morrer, né Conde?


Escrevi duas notas de rodapé. Uma transcrição e uma consideração.


Um outro dia eu escaneio e boto aqui o verso do recorte. É igualmente ótimo!

1 – “A moçada – que já estava incomodada com a presença daquela entourage paramentada com camisetas de campanha eleitoral – a princípio não acreditou no que via...”


2 – Conde não assiste aos programas eleitorais que grava porque sabe muito bem que são todos eles um lixo. Para ele (todos os outros candidatos incluídos) são, como tudo na Televisão, peças para seduzir e enrolar o povinho. Conde não, está acima dessa escumalha. Se dedica à fruição de produtos culturais notadamente bastante elevados. O povinho que se contente com o restolho em forma de campanhas do PFL (Demo), novelas, caldeirões...




3 comentários:

Anônimo disse...

Este fato foi a desculpa que faltava para a criação do "novo" Circo Voador. Num projeto de "(re)revitalização" do Centro não caberia um espaço como aquele.
Obrigado pelos elogios.

Anônimo disse...

CARA!!! Eu tava neste dia lá no Circo!! Eu fui um dos moleques que xingou a porra do Conde! hauhauhauhaua Inclusive, o cara que está na foto ao lado de João Gordo é meu amigo Sandrinho, na foto ele cantava "VElhos Decrépitos" enquanto os fotógrafos o fuzilavam com as máquinas! hahah cara que recordação! Valeu mesmo!! Abraçosss

Anônimo disse...

Caraaaa! Eu estava neste dia no Circo..estava lá bebendo com o Gordo e também xinguei o Conde fdp! hahaha inclusive o moleque na foto é um camarada meu, o Sandrinho e no canto direito aparece meu irmão baboo hauhauhaua foi foda este dia..
abraços
Barfly