quarta-feira, 23 de julho de 2008

Carioca comunista!?!?

Desde quando?

Quer dizer que depois de décadas de comportamento burguês reacionário, votando nos piores elementos da direita, cultivando o mais radical egoísmo individualista, o Carioca, de uma hora para outra, resolveu eleger comunista?

As pesquisas do Datafolha e do Ibope divulgadas pelo Globo mostram essa disposição com Jandira Feghali em segundo lugar e com chances de conseguir um segundo turno.





Muito esquisito. Mentalidades não mudam assim com tanta facilidade. E desconfio que o carioca não seja capaz de, por conta própria, avaliar a realidade com sagacidade a ponto de querer tentar mudá-la politicamente. É claro que há descontentamento com os 16 anos de administração demoníaca. Mas não a ponto de operar reviravoltas no pensamento mediano do eleitor dessas bandas.


O bom posicionamento de Jandira Feghali nas intenções de voto não significa que os eleitores passaram a se identificar com o Marxismo. É justamente o contrário. Isso se deve ao fato de o PCdoB ter, ao longo das últimas décadas, adequado seu aparato ideológico aos anseios da burguesia, destruindo o que restava de Marx no discurso e nas vontades do partido. Algo triste e desprezível que hoje dá resultados questionáveis nas urnas.


Parei de considerar o PCdoB (inclusive Jandira) um partido comunista há tempos. Os últimos acontecimentos políticos confirmaram que estava com razão. Até campanha tirando vantagem do PAN o partido fez, só por ter um quadro como Ministro dos Esportes. Lamentável.


Nas últimas vezes que Jandira apareceu na televisão, lembro que ficava torcendo em vão esperando que ela falasse alguma coisa que pudesse ser considerada de esquerda. Agora é esperar pela campanha na TV para ver se ela continua com o mesmo discurso agradável aos ouvidos cariocas. É ele que garante esses votos e duvido que ela o mude.



Nenhum comentário: