quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Meu voto é útil

Os últimos dias viram uma onda de esperança tomar conta de vários cariocas com o crescimento de Gabeira nas pesquisas. E ao mesmo tempo alguns iniciaram uma campanha pelo voto útil com o objetivo de tirar Crivella do segundo turno.

Sim, isso até que é bom.

Melhor ainda seria Gabeira conseguir ganhar de Paes no segundo turno. Seria o céu, não?

Levando em conta a coligação na qual o PV está metido, e ainda considerando a sustentação ideológica verde, um prefeito Gabeira pode não representar esse avanço todo que os eleitores conscientes estão querendo que seja. Basta ver as fotos de Gabeira com candidatos altamente suspeitos do PSDB para um calafrio subir pela minha espinha. Não imagino como um governo pode ser renovador tendo na sua base de apoio elementos que representam o atraso.

Vou dar um exemplo para todo mundo entender direitinho.

Começa assim o perfil do vereador Luiz Guaraná (PSDB), candidado à reeleição, na sua página da Câmara Municipal:

Em Janeiro de 1993, Guaraná assumiu a chefia de gabinete da subprefeitura da Barra da Tijuca e Jacarepaguá a convite do então recém-eleito prefeito César Maia, e do atual Deputado Federal Eduardo Paes...

Precisa mais? Tem a Lucinha, também do PSDB:

LUCINHA, junto ao Prefeito Cesar Maia, consegue investimentos de obras de infra-estrutura, praças, postos de saúde, iluminação em diversas comunidades carentes, o que a torna o "fenômeno da Zona Oeste".

Mas o problema do voto útil não é circunstancial. O voto útil, ao pedir a escolha do menos pior, causa uma distorção na "representação democrática". E aí está o perigo. Quando, por motivos de "utilidade", optamos por outro candidato que não o nosso preferido, deixamos de marcar uma posição política e enfraquecemos as forças que, segundo nossas convicções, deveriam ter mais peso.

Meu candidato não tem a menor chance de chegar ao segundo turno. Tem menos chance ainda de virar prefeito. Mesmo assim voto nele, pois quero que fique claro que há uma movimentação em torno de uma escolha ideológica. Isso sim é útil. Como a verdadeira luta não se trava nas urnas, isso é muito mais importante que a vitória eleitoral.

Meu candidato é o Eduardo Serra, do PCB.

2 comentários:

Anônimo disse...

eu ainda vou votar no gabeira...

Poliana Lima disse...

João, isso é que é post...

Muito bom. Morte ao reaça do Gabeira, Jesus! A quem esse cara engana? É o Caetano Veloso da política. rs...

Enfim, de fato não dá pra se limitar oas parâmetros da política burguesa, a pequena política.

O pior é por aqui, Kassab na veia... Como pode? São Paulo é o estado mais reaça do país...